Cabo de instrumentação e suas aplicações
O cabo de instrumentação também conhecido como cabo de sinal podem ser do tipo blindado em sem blindagem, e são utilizados principalmente em aplicações de controle e comunicação. Esses cabos são muito usados nas industrias de processo, onde diversos sistemas estão envolvidos. Os cabos de instrumentação estão envolvidos no controle de processo, comunicação de sinais analógicos ou digitais e transmissão de voz, sinalização em circuitos industriais e de controle de processo.
Tipos de Indústrias que utilizam:
Os cabos de instrumentação/Sinal são utilizados principalmente em indústrias de processo, indústrias de óleo e gás, indústrias petroquímicas, indústrias de fertilizantes, cimento e aço.
Os cabos de instrumentação geralmente utilizam um revestimento externo de PVC. O cloreto de polivinila (PVC) trata-se de um tipo de material mais popular que é usado na fabricação dos fios e cabos elétricos em geral. Este material é basicamente uma resina termoplástica produzida por processos de polimerização. Em virtude da polimerização e também outros tipos de processos, o PVC é resistente ao fogo, chamas, abrasão frequente e ambiente contendo umidade, e pode ser considerado também com boa tenacidade e resistência mecânica , sendo assim muito usado em ambientes externos. Em virtude das propriedades como leveza, resistência à corrosão, intempéries e produtos químicos, o cloreto de polivinila se torna a escolha ideal na composição dos cabos de instrumentação/Sinal e outros tipos de cabos como cabo de controle, cabo de energia, cabo para alarme incêndio, Cabo Manga, etc .
O condutor usado no cabo de instrumentação é semelhante aos dos cabos de elétricos, que por acaso são de cobre eletrolítico. Quanto as normas técnicas de projeto e fabricação do cabo de instrumentação blindado ou não, as mesmas devem atender ABNT NBR 10300
Cabo de Instrumentação Blindado- Proteção é Fundamental
O cabo de instrumentação geralmente enfrenta uma grande quantidade de interferência eletromagnética é isso pode levar à transferência imprecisa dos sinais de instrumentação. Na necessidade de evitar essas interferências indesejadas, certas regras poderão ser seguidas afim de que o cabo de sinal experimente menos efeito devido as interferências eletromagnéticas.
Um recomendação importante é que o cabo de instrumentação blindado ou não , necessitam estar o mais longe possível dos cabos de força, por isso o cabo de sinal deve ser instalados em bandejas separadas para evitar a diafonia. Porém caso não seja possível manter uma distância entre os cabos de força e os cabos dos instrumentos, recomendasse que os dois cabos devem ser colocados de forma que se cruzem em ângulos retos visto que se forem alojados com formação em laços podem ocorrer as interferências, portanto isso deve ser evitado durante a instalação dos cabos.
Comercializamos a linha completa de cabos de instrumentação blindados e não blindados, contamos com uma equipe de profissionais habilitados para oferecer aos clientes a mais completa assessoria técnica e comercial, comercializamos também outros tipos de cabos para automação comercial, cabos manga, cabos de controle, cabos de alarme incêndio entre outros.